Mostrando postagens com marcador Música. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Música. Mostrar todas as postagens

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Recomeçando em 4 atos.




Demorei é verdade, mas estou aqui. Não desejei Feliz Natal nem feliz 2011 e já venho aqui " sentar o pau" na Globo. Só ele mesmo pra me fazer sair desse marasmo "bloguístico" (suspiros!).

Me senti meio usada, sabe como é? Quando alguém para chamar sua atenção, para atingir um objetivo usa o nome do seu objeto amado? É mais ou menos isso.

Fazem uma minissérie qualquer que fala de relacionamentos, põe uma musiquinha de fundo e pronto. Tem -se uma obra baseada em Músicas de Chico Buarque. Sei que muita gente vai discordar de mim, que vai encontrar até relação entre as histórias e as letras das músicas em questão. Mas "bato o pé". Pra mim "Construção" nunca vai ter nada a ver com " Ela faz cinema".

A gente ouve a música, faz nossas projeções e querem bagunçar tudo e dizer que é muito legal. Sei que falando assim pareço muito conservadora. Mas por favor, "Construção" ali passou longe. Bem longe.

Mas vou relevar porque isso é bom para o artista, dá uma graninha e promove o nome. Nossa juventude precisa mesmo saber sobre esse Holanda e quem sabe um dia começar a ter ouvidos pra escutar.


Andreia Pinto






sábado, 17 de julho de 2010

Sábado de chuva

"Sim
Encontro enfim
Iguais a mim
Outras pessoas aturdidas
Descubro que são muitas
As horas dessas vidas que estão
Talvez postas em leilão

São
Mais de um milhão
Uma legião
Um carrilhão de horas vivas
Quem sabe, dobram juntas
As dores coletivas, quiçá
No canto mais pungente que há

Ou dançam numa torre
As nossas sobrevidas
Vidas, vidas
A se encantar
A se combinar
Em vidas futuras
E vão tomando porres
Porres, porres
Morrem de rir
Mas morrem de rir
Naquelas alturas
Pois sabem que não volta jamais
Um tempo que passou"


(Trecho de "Tempo Perdido" - Chico Buarque)

segunda-feira, 31 de maio de 2010

1001 dias com ele...



"Ainda bem
Que você vive comigo
Porque senão
Como seria esta vida?
Sei lá, sei lá

Nos dias frios em que nós estamos juntos
Nos abraçamos sob o nosso conforto
De amar, de amar
Se há dores tudo fica mais fácil
Seu rosto silencia e faz parar
...
Nesse mundo de tantos anos
Entre tantos séculos
Que sorte a nossa hein?
...

Entre tantas paixões
Esse encontro..."

terça-feira, 9 de março de 2010

Mulher


Nos últimos dias não tenho tido espaço na cabeça para grandes inspirações. Ando sem tempo mesmo, sem tempo e feliz.

Achei interessante prestar uma homenagem ( mesmo que com certo atraso) a todas as mulheres que com seus sonhos, coragem e força alimentam novas gerações e ajudam a construir um mundo melhor.

Ofereço aquela que é uma das poesias mais lindas que já pude escutar.



A Rosa



Tu és, divina e graciosa estátua majestosa
do amor, por Deus esculturada
e formada com o ardor,
da alma da mais linda flor, de mais ativo olor
e que na vida é a preferida pelo beija-flor.
Se Deus lhe fora tão clemente aqui neste oriente de luz
formada numa tela deslumbrante e bela,
teu coração, junto ao meu lanceado
pregado e crucificado sobre a rosa cruz do arfante peito teu
Tu és a forma ideal, estátua magistral
oh alma perenal, do meu primeiro amor, sublime amor.
Tu és de Deus a soberana flor
Tu és de Deus a criação de todo o coração
cintilas um amor
o riso, a fé, a dor em sândalos olentes cheios de sabor
em vozes tão dolentes quanto um sonho em flor
És láctea estrela, és mãe da realeza
és tudo enfim que tem de belo,
todo o resplendor da santa natureza
Perdão se ouso confessar-te, eu hei de sempre amar-te
Oh flor! Meu peito não resiste,
Ah, meu Deus o quanto é triste,
a incerteza de um amor que mais me faz penar
em esperar em conduzir-te um dia aos pés do altar
Jurar, aos pés do onipotente
em versos comoventes de luz,
e receber a unção da tua gratidão,
depois de remir, teus desejos
em nuvens de beijos hei de envolver-te
até o meu padecer, de todo fenecer




Pixinguinha

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

A ostra e o vento


Gosto muito de ouvir Chico Buarque cantar, e foi por causa de uma de suas canções que procurei assistir ao filme de mesmo nome.
A ostra e o vento é filme brasileiro de 1997 dirigido por Walter Lima Jr. com roteiro adaptado por ele mesmo e Flávio Tambellini, baseado no livro de Moacir C. Lopes.
O longa tem como personagens principais Marcela ( Leandra Leal) e seu pai ( Lima Duarte)


Sinopse

Marcela, vive com o seu pai em uma ilha distante do litoral. Ele é o responsável pela manutenção do farol da ilha e a sufoca com um amor possessivo e autoritário. Em função da grande solidão imposta aos dois pelo lugar, ela se revolta contra o pai e desenvolve uma paixão pelo vento que açoita a ilha e que acaba se tornando um dos personagens da história.

Um filme envolvente e surpreendente. vale a pena ver.

segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Bem vindo setembro

Sol de Primavera


Composição: Beto Guedes / Ronaldo Bastos

Quando entrar setembro
E a boa nova andar nos campos
Quero ver brotar o perdão
Onde a gente plantou
Juntos outra vez
Já sonhamos juntos
Semeando as canções no vento

Mesmo assim não custa inventar
Uma nova canção
Que venha nos trazer
Sol de primavera
Abre as janelas do meu peito
A lição sabemos de cor

Quero ver crescer nossa voz
No que falta sonhar
Já choramos muito
Muitos se perderam no caminho

*Fotografia :SiC

sábado, 29 de agosto de 2009

10 anos de Jam no MAM





Solar do Unhão, Salvador - BA.

Esse é um dos lugares que você não pode deixar de conhecer se vier visitar nossa capital.


Ontem, estávamos lá. Comemoração de 10 anos de JAM sessions no MAM (Museu de Arte Moderna da Bahia), situado no solar.





Ouvir jazz no Solar do Unhão, com aquele cenário e aquele pôr do sol. Me faltam palavras para descrever.









*Fotografias : SiC





quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Sua pele um Bourbon, me aquece como eu quero.

Musica ,gosto muito de ouvir musica , conheci muita gente que dizia a mesma coisa, mas essa afirmação não resistia a uma observação mais criteriosa.
Escuto musica como quem degusta um vinho, alias adoro fazer isso realmente degustando um vinho e de preferencia na companhia de quem realmente goste de musica e vinho ,esse dois gostos normalmente se acompanham mas pessoas com bons gostos tem se tornado raras.

Gostar de ouvir musica é diferente de gostar de musica, parece ser a mesma coisa ,mas não é, pelo menos no meu modo de entender e isso fica bem claro pra mim, por ser Baiano de salvador e morador de bairro periférico.
não consigo acreditar que aqueles que passam com seus carros com som alto e estridente e de gosto duvidoso , os vizinhos incovenientes e suas musicas bregas no ultimo volume, realmente ouçam musica ,realmente se deliciem com o som que estão ouvindo ,que gostam isso não tenho duvida, mas se realmente ouvem ahh isso questiono.

Ouvir musica pra mim tem um ritual proprio, um som que emoldure o que estou sentindo no momento, sentar no chao almofadado , o vinho gelado em taças idem,
ah ,não pode faltar a companhia , a que citei , que goste de degustar musica e vinho. E se seu estado de espirito tiver em par com o meu seria o nirvana.

Tudo isso pra dizer que eu ouço musica, gosto de vinho e tenho a sorte de ter ao meu lado alguem raro que me permite ser feliz simples assim.
SiC.

quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Billie Holiday




Lady Day para os fãs, é por muitos considerada a maior de todas as cantoras do jazz.

Sua vida como cantora começou em 1930. Estando mãe e filha ameaçadas de despejo por falta de pagamento de sua moradia, Billie sai à rua em desespero, na busca de algum dinheiro. Entrando em um bar do Harlem, ofereceu-se como dançarina, mostrando-se um desastre. Penalizado, o pianista perguntou-lhe se sabia cantar. Billie cantou e saiu com um emprego fixo.

Billie nunca teve educação formal de música e seu aprendizado se deu ouvindo Bessie Smith e Louis Armstrong.

Após três anos cantando em diversas casas, atraiu a atenção do crítico John Hammond, através de quem ela gravou seu primeiro disco, com a big band de Benny Goodman. Era o real início de sua carreira. Começou a cantar em casas noturnas do Harlem (Nova York), onde adotou seu nome artístico.

Cantou com as big bands de Artie Shaw e Count Basie. E foi uma das primeiras negras a cantar com uma banda de brancos, em uma época de segregação racial nos EUA (anos 1930). Consagrou-se apresentando-se com as orquestras de Duke Ellington, Teddy Wilson,Count Basie e Artie Shaw, e ao lado de Louis Armstrong.

Billie Holiday foi uma das mais comoventes cantoras de jazz de sua época. Com uma voz etérea, flexível e levemente rouca, Sua dicção, seu fraseado, a sensualidade à flor da voz, expressando incrível profundidade de emoção, a aproximaram do estilo de Lester Young, com quem, em quatro anos, gravou cerca de cinqüenta canções, repletas de swing e cumplicidade. Lester Young foi quem lhe apelidou "Lady Day".


*Fonte: Wikipédia

* Adoooro ouvi-lá cantar "At Last" e "Time Goes By".

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Djavan casou-se com Maria?


Esse moderno "labirinto de Dédalo" chamdo de google nos prega umas peças. Procurando sobre outra coisa para o que seria o post de agora encontrei a história da música "Flor de Lis" de Djavan e não pude deixar de postar.
Não sei dizer se essa história é verídica, mas com certeza a composição ganha um novo sentido pra mim.


*Flor de Lis
Djavan teve uma mulher chamada Maria, os dois teriam uma filha que se chamaria Margarida, mas sua mulher teve um problema na hora do parto .
Ele pediu ao médico que fizesse tudo que pudesse para salvar as duas, mas o destino foi duro e a mulher e a filha faleceram.

Valei-me, Deus!
É o fim do nosso amor
Perdoa, por favor
Eu sei que o erro aconteceu
Mas não sei o que fez
Tudo mudar de vez
Onde foi que eu errei?
Eu só sei que amei,
Que amei, que amei, que amei

Será talvez
Que minha ilusão
Foi dar meu coração
Com toda força
Pra essa moça
Me fazer feliz

E o destino não quis
Me ver como raiz
De uma flor de lis
E foi assim que eu vi
Nosso amor na poeira,
Poeira
Morto na beleza fria de Maria

E o meu jardim da vida
Ressecou, morreu
Do pé que brotou Maria
Nem Margarida nasceu.

E o meu jardim da vida
Ressecou, morreu
Do pé que brotou Maria
Nem Margarida nasceu.


domingo, 2 de agosto de 2009

SÁBADO CURTINDO VANDER LEE


Cidade do Saber, Camaçari, aqui pertinho de Salvador.
Fomos assistir ao show de Vander Lee. Já havia escutado,
mas sem dar muita atenção até ter marcado com uma amiga nossa para ver o show (muito mais pra ver a amiga). Então antes do show parei pra ouvir (mesmo) a música Esperando Aviões e fiquei encantada. Não me surpreendia muito com sua voz (acho meio ¨mono tom¨) , mas depois de vê-lo e ouvi-lo tocar e saber que as letras são de sua composição fiquei animada em escutar o moço e saber um pouco de sua carreira.

Vanderli Catarina (Belo Horizonte, 3 de março de 1966), mais conhecido como Vander Lee, é um cantor e compositor brasileiro. Nascido no estado de Minas Gerais, Vanderli, que hoje usa o nome Vander Lee, começou sua carreira em barzinhos de seu estado em meados da década de 80. Gravou sua primeira fita demo (com 4 músicas) em 1986, e em [1987] já fazia shows com seu próprio repertório. Tem um estilo próprio, e suas canções variam desde o romântico, passando pelo samba até a balada e rock mineiro. Em suas letras, fala de acontecimentos da [vida cotidiana], e sempre com um lado romântico, fala de amor. Já gravou com grandes nome da MPB, como Zeca Baleiro, Elza Soares, Rita Ribeiro, Emilinha Borba, Leila Pinheiro e Nando Reis.
Fonte: Wikipédia

segunda-feira, 13 de julho de 2009

13 DE JULHO



No dia Mundial do Rock uma homenagem a banda baiana que só conheci recentemente, Retrofoguetes.
Fiquei encantada com a qualidade do som e me perguntando o porquê de não tê-los conhecido até então.
Para quem ainda não conhece e é curioso como eu, é só baixar no site e para quem quiser saber mais há um blog da banda.