sexta-feira, 3 de julho de 2009

Beleza da Vênus



Estive como todo mundo, ouvindo (querendo ou não) sobre o assunto do momento Michael Jackson.
O assunto da entrevista foi o perfil psicológico do artista, baseado no que se sabe de sua vida e o fato dele não aceitar sua própria imagem.
Isso me fez pensar sobre como a nossa aparência afeta nossa personalidade. E não só isso, mas como todos nós veneramos a aparência física.
Até na mitologia pra ser deus é essencial ser bonito. Hefesto é o único deus feio, deus do fogo e da forja.
Tudo que é ruim titulamos de feio e vice-versa. O diabo mesmo, sendo aquele lindo anjo lá da Bíblia , já se transformou naquela figura horrorosa de chifrinhos
O outro ponto deixa uma pergunta.Quantos solteiros bonitos, inteligentes vemos em igrejas e centros de caridade? - Sim, existem mas são tão poucos que são insignificantes. O que se vê, são pessoas, na maioria, com padrão de beleza fora do introjectado pela nossa sociedade. Acredito ser a tal lei da compensação.
A questão da auto-estima é tão relevante que quand0 estamos nos sentindo bem com nossa própria imagem, queremos nos mostrar ao mundo, nos sentimos muito mais confiantes.
A beleza traz sim algumas facilidades.
Eu mesma já me peguei fazendo a seguinte afirmação, quando vi uma criança na praia vendendo queijo:

- Dá pena ver uma menina tão bonita assim, vendendo queijo.

Como se apenas as pessoas feias pudessem passar por esse tipo de situação e as bonitas teriam de ser poupadas disso.

Outro fato que me chamou atenção foi no programa CQC 29/06/2009 no quadro Top Five uma das colocações foi para a Mulher Samambaia, afirmando que sabia que estava ali porque queriam vê-la de biquíni e não por sua inteligência. (http://www.youtube.com/watch?v=otb7rYVVuMk).
È verdade, ninguém quer saber se as gostosas são inteligentes. O problema é que para maioria das pessoas apenas a beleza basta. Então como me tornar atraente não tendo a beleza de uma Vênus?
- Creio que ser inteligente, criativo e bem humorado ajuda muito. E isso a gente vai exercitando ao longo do tempo, e também se aceitando mais(ou acostumando, com aquela barriguinha , aquela celulite ou os poucos fios de cabelo). O processo de auto-aceitação é muito mais complexo e demorado que qualquer outro. Portanto, acredito mesmo que o mais importante é estar bem consigo, pois certamente:

“ Cada ser em si carrega o dom de ser capaz de ser feliz” (Almir Sater)

Deka

Nenhum comentário:

Postar um comentário